terça-feira, 9 de dezembro de 2014

II. FUNDAMENTOS PARA ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS

Ao perseguir a meta de atingir uma valorização de 100% acima da inflação em cinco anos, o investidor deverá analisar cada alternativa, de modo a apurar: a capacidade administrativa da empresa, evidenciada por vendas e lucros em crescimento, a margem de lucros antes dos impostos e a rentabilidade sobre o patrimônio líquido acima da média; e um preço atual razoável da ação, que tenha potencial para evoluir com a melhora dos resultados financeiros futuros.

Sugere-se aplicar estes três testes à administração:
  1. Taxa de crescimento – As empresas selecionadas como possíveis investimentos para sua carteira de ações devem ser aquelas que apresentem uma taxa de valorização semelhante à taxa de crescimento das vendas.
  2. Margem de lucro antes dos impostos – Calcula-se essa margem deduzindo-se das vendas os custos e as despesas operacionais e a seguir dividindo-se esse resultado (lucro operacional antes dos juros e impostos), por vendas líquidas (receita operacional líquida). Sugere-se selecionar as empresas que apresentem margem de lucro antes dos impostos superiores à média do setor.
  3. Rentabilidade sobre o patrimônio líquido – Outro indicador de boa administração é uma elevada taxa de retorno sobre o patrimônio líquido (lucro líquido dividido pelo patrimônio líquido). Sugere-se selecionar as empresas que apresentem uma rentabilidade sobre o patrimônio líquido superior à média de seu setor. Entretanto é preciso considerar que algumas vezes uma taxa de rentabilidade muito elevada pode indicar uma distorção nos números ou uma vantagem temporária.
Outra informação importante diz respeito a verificar se o preço da ação da empresa selecionada está razoável. Existem três formas de verificar a razoabilidade da cotação em bolsa de uma ação:
  1. Lucro por ação – O lucro por ação deverá aumentar aproximadamente na mesma proporção do aumento das vendas.
  2. Dividendos – De uma maneira geral, uma empresa em crescimento de boa qualidade não distribuirá mais do que a metade de seus lucros.
  3. Faixa de preços – Uma análise dos preços mínimos e máximos das ações, embora não seja uma prova muito precisa, serve de orientação sobre as possíveis cotações de compra e venda, e identifica se o preço das ações está excessivamente elevado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário